terça-feira, 5 de julho de 2011

2º Encontro Regional de Autos Antigos – Congonhas, MG

Sob as bênçãos do Profeta Daniel



Obra de arte
Onde quer que esteja, Antônio Francisco Lisboa — o grande Mestre Aleijadinho — deve estar bastante contente. Foi dada a um homem do povo — assim como ele — a incumbência de reproduzir em miniatura a estátua de Daniel, um dos 12 profetas que fazem parte do conjunto arquitetônico de Congonhas, hoje Patrimônio da Humanidade escolhido pela Unesco.



Personagem do Antigo Testamento, Daniel foi escolhido pelos organizadores do 2º Encontro Regional de Autos Antigos para representar o troféu de participação do evento. 
Esculpidas em pedra sabão, assim como o original de Aleijadinho, as 300 estatuetas de 13 centímetros foram confecionadas uma a uma pelo artesão (ou seria artista?) popular Deusdete Beato Pinheiro, morador do distrito de Santa Rita do Ouro Preto. 
Utilizando como ferramentas um serrote, uma machadinha, um canivete, muito amor e um imenso talento, Deusdete levou 30 dias para realizar o trabalho, esculpindo 30 estátuas por dia.
A cada ano, o CAAR irá escolher um dos 12 profetas como troféu. A idéia genial é de que no final, o antigomobilista tenha em sua casa uma genuina coleção de obras de arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário